7. Vantagens do IMAP

As funcionalidades do POP são fracas, no que respeita a operação online/disconnected, ao contrário do IMAP, já que foi pensado originalmente para o acesso online. Vantagens específicas de IMAP em relação ao POP (para uso online/disconnected) incluem:

Manipulação de Pasta remotas:
- Habilidade para acrescentar mensagens a uma pasta remota.
- Habilidade para definir um padrão ou deixar o utilizador definir o estado das flags das mensagens.
- Suporte para actualização simultânea pastas de papéis compartilhadas.
- Nova notificação de correio.

Suporta múltiplas pastas:
- Habilidade para manipular pastas remotas diferentes da INBOX.
- Administração remota das pastas (listar/criar/apagar/renomear).
- Suporte para hierarquias de pastas.
- Satisfatório para aceder a dados diferentes do email, por exemplo, Noticias (NetNews), documentos.

Optimização do desempenho online:
- Métodos para determinar a estrutura da mensagem sem fazer o download da mensagem inteira.
- Busca selectiva de partes do corpo MIME.
- Pesquisa e selecção baseada no Servidor para minimizar transferência de dados.

Além, IMAP está pensado para extensões negociadas, e assim sendo as suas capacidades podem aumentar.

Implicações da manipulação de pastas remotas...

A habilidade para "acrescentar mensagens a uma pasta remota" significa que podes guardar as mensagens para uma pasta de arquivos, ou mesmo de uma pasta de arquivos de volta para a caixa de entrada (inbox). A habilidade para "definir padrões ou permitir que o utilizador defina as flags de estado das mensagens" significa que o programa de email cliente pode gravar informações do estado de certas mensagens; por exemplo, marcar o facto de uma mensagem ter sido respondida, ou permitir o utilizador marcar a mensagem como importante, ou marcada como apagada. O IMAP permite ao utilizador definir o estado das mensagens, assim como um pequeno conjunto de flags padrão.

"Suporte para actualização simultânea e actualização descoberta em pastas compartilhadas " é importante em situações onde várias pessoas estão a receber as mensagens que chegam para a mesma caixa de correio. Por exemplo, uma escrivaninha pode ter várias pessoas a processar pedidos que entram a uma única caixa de correio. Esta exigência tem implicações para o protocolo de acesso a mensagens e para o formato da caixa de correio. Em particular, o formato da caixa de correio tem que permitir a actualização simultânea do estado das flags de diferentes sessões, e o protocolo de acesso a mensagens tem que fornecer uma notificação de cada sessão de utilizador quando o estado de uma flag muda. IMAP difere de muitos protocolos cliente-servidor em que as respostas de um servidor podem não ser um resultado directo do pedidos do próprio programa cliente da pessoa; o servidor deve poder enviar dados "não solicitados" para qualquer cliente para informar das mudanças do estado das flags. Note que na pratica, o suporte para pastas partilhadas também requer que o protocolo permita o acesso a múltiplas pastas.

Outro exemplo de uma mudança do estado da caixa de correio é a " nova notificação de email". No IMAP quando um programa cliente executa qualquer operação na caixa de correio, o servidor incluirá automaticamente na notificação de resposta de qualquer nova mensagens que tenha chegado desde a última notificação.

Implicações do suporte de múltiplas pastas...

Um objectivo chave da operação online e disconnected é suportar o acesso a mensagens a partir de diferentes computadores em diferentes alturas. Isto inclui saber trabalhar com um computador no escritório e um diferente em casa, bem como, como "estudantes nómadas" que têm que confiar em terminais que não têm qualquer tipo de armazenamento local para cada um dos utilizadores.

Assim, a habilidade para "manipular pastas remotas diferentes da INBOX" é fundamental para operações online e disconnected. Isto significa ser capaz de gravar mensagens de uma pasta para outra diferente e permitindo a entrada de múltiplas mensagens para várias pastas. Aceder a " pastas de múltiplas mensagens de entrada " é útil para pessoas que dividiram o fluxo de mensagens entradas, quer por uma entrada filtrada, ou por ter contas diferentes para propósitos diferentes. Os mesmos assuntos protocolares que discutem para o modelo de acesso online e disconnected para uma caixa de correio INBOX também aplicam para outras pastas as mesmas regras.

"A administração remota de pastas (listar/criar/apagar/renomear) " está atento às necessidades de aceder e manipular mais de uma pasta. No IMAP versão 4, existe também " suporte para hierarquias de pastas " o que permite ter pastas dentro de outras pastas. Isto tem implicações a nível do protocolo porque o programa cliente de correio deve poder distinguir nomes de directório das pastas.

Um benefício adicional do IMAP é que "pode aceder a dados que não sejam emails; exemplo: documentos, NetNews". Esta capacidade é atraente em casos onde é desejável unificar categorias diferentes de informação.

Note que, dependendo da implementação do cliente IMAP e da arquitectura do correio desejado pelo administrador de sistema, o utilizador pode guardar mensagens localmente na máquina do cliente, ou salva-las no servidor, ou ter dar a escolha de fazer de uma ou outra maneira.

Implicações da optimização do desempenho online...

Sempre que o cliente de correio se liga ao servidor de correio, em modo online, ou durante a sincronização de cache no modo disconnected, há um latencia da rede, que acontece quando a velocidade entre o cliente e servidor é baixa. IMAP fornece várias facilidades que podem ser usadas para reduzir dramaticamente a transmissão de dados entre o cliente e servidor.

Primeiro, há "que fornecer estruturas para determinadas mensagens sem fazer o download de toda a mensagem". Isto permite ao cliente de correio exibir informação sobre os anexos de mensagens MIME sem ter que as transferir.

Além disso, " ir buscar partes individuais do corpo MIME" significa que se alguém te enviar duas linhas de texto com um 10MB clipe vídeo anexados, o teu cliente de correio pode escolher transferir só as duas linhas de texto até tu peças para enviar o anexo. Caso se tenha ligado de um quarto de hotel, isto pode ser um benefício enorme. O processamento eficiente das mensagens MIME ( que significa Multipurpose Internet Mail Extensions. É uma técnica para codificar qualquer tipo de ficheiros como anexos para SMTP e RFC-822 para mensagens de email compatíveis com a Internet), Da mesma maneira, que o IMAP4 fornece a extracção selectiva dos cabeçalhos específicos das mensagens.

Finalmente, a habilidade do software de IMAP para usar "procura e selecção baseada no servidor para minimizar a transferencia de dados" não deveria ser menosprezada. Isto é um das vantagens chaves de um protocolo de mensagens de aplicação específica em comparação a um protocolo de acesso a ficheiros com um fim geral (ou com o POP em modo pseudo-online). Quando o protocolo de cliente-servidor não inclua primitivas para pedir ao servidor que faça a pesquisa, então, a pesquisa implica transferir todos os dados através da rede para o cliente. Podendo pedir ao servidor para encontrar mensagens relevantes procurando nos ficheiros locais é um enorme ganho.