[Índice] [Inicio dos videojogos] [1ª Geração] [2ª Geração] [3ª Geração] [4ª Geração] [5ª Geração] [6ª Geração] [7ª Geração] [Bibliografia]

Primeira Geração

1972 – Magnavox Odyssey a primeira consola doméstica

Em Maio de 1972 é lançada comercialmente a consola Magnavox Odyssey que teve origem no protótipo Brown Box, a consola era ligada à televisão, inicialmente foram lançados 12 títulos e era possível usar uma espingarda em alguns jogos. Devido ao baixo processamento gráfico os utilizadores precisavam de colocar cartões plásticos no ecrã da televisão para simular o campo de jogo (por exemplo, num jogo de ténis era preciso colocar um cartão verde para simular o campo). O único jogo que não usava os cartões de plástico era o Table Tennis.

 

 

Odyssey1_BoxView.jpg (22990 bytes)

 

 

Figura 9 - Embalagem da Magnavox Odyssey

 

 

 

Figura 10 - Consola fora da caixa

 

Figura 11 - Interior da consola. Não tem circuitos integrados


 

<

MagnavoxOdyssey1Cards.jpg (31682 bytes)

Figura 12 – Comando

Figura 13 - Cartuchos de jogo. Não contém qualquer jogo, apenas fazem diferentes ligações entre os pinos do cartão a fim de programar o Odyssey para jogar vários jogos

 

 

 

 

Odyssey1_Rifle.jpg (5038 bytes)

 

Figura 14 - Espingarda para jogos de tiro

 

Imagens de

http://www.computercloset.org/ 

 

Figura 15 - Table Tennis (cartucho 1)

Figura 16 - Tennis (cartucho 3)

 

Imagens de

http://www.magnavox-odyssey.com/


1974 - Nolan Bushnell e o sucesso Pong

Nolan Bushnell era estudante de Engenharia Electrónica na universidade de Utah, quando em 1962 teve contacto com o jogo Spacewar desenvolvido no MIT.

O jogo nunca lhe saiu da cabeça, e em 1969 ao formar-se tinha já algumas ideias que em 1970 começa a por em pratica ao construir um dispositivo onde era possível jogar o Spacewar que rebatizou de Computer Space. O projecto foi vendido à Nutting & Associates, e lançado em 1971, um ano antes, portanto, do lançamento do Odyssey. Computer Space da Nutting & Associates é assim o primeiro videojogo Arcade do mundo. Devido ao custo proibitivo, foram vendidas apenas entre 500 a 1.500 unidades por todo EUA.

Nolan Bushnell não satisfeito, em 1972 juntamente com Ted Dabney quiseram criar uma empresa para desenvolver jogos electrónicos. Como o nome Syzygy já pertencia a outra empresa, escolheram Atari palavra dita pelos jogadores do jogo de tabuleiro GO (jogo de origem Japonesa) quando encurralavam o adversário, à semelhança da palavra xeque-mate usada no xadrez. Para logótipo escolheram uma representação artística do monte Fujiama.

A 29 de Maio de 1972 Nolan Bushnell visita The Magnavox Profit Caravan no hotel Airport Marina em Burlingame, CA, onde assina o livro de convidados para assistir a uma demonstração da Magnavox Odyssey e joga o jogo Odyssey Table Tennis.

Mais tarde contrata Alan Alcorn para desenvolver e construir uma versão arcade de moedas do jogo Table tennis a que chamou Pong. O Pong é um grande sucesso estando assim lançados os jogos de arcade de moedas.

Movido pelo sucesso de Pong teve a ideia e cria uma versão doméstica o Home Pong, que apresenta em 1974 a vários revendedores, o mais importante a cadeia de lojas Sears pela ajuda dada ao venderam 150.000 unidades, instaurou-se a Pong-mania.

Nolan Bushnell fica rico, os videojogos domésticos tornam-se uma indústria competitiva e entre 1975 e 1979 surgem por todo o mundo vários clones modificados de Pong, todos baseados na consola produzida por Nolan Bushnell.

 

 

 

Figura 17 - Nolen Bushnell

 

Imagem à esquerda de

http://www.stibbe.net

Imagem à direita de

http://www.retroblast.com/

           

 

Figura 18 - Nutting & Associates Computer Space

Figura 19 - Logótipo da Atari

 

 

Imagem à esquerda

http://www.computercloset.org/ 

[Índice] [Inicio dos videojogos] [1ª Geração] [2ª Geração] [3ª Geração] [4ª Geração] [5ª Geração] [6ª Geração] [7ª Geração] [Bibliografia]