[Índice] [Inicio dos videojogos] [1ª Geração] [2ª Geração] [3ª Geração] [4ª Geração] [5ª Geração] [6ª Geração] [7ª Geração] [Bibliografia]

Sétima Geração

2005 – XBOX 360

A 22 de Novembro de 2005 é lançada nos EUA a XBOX 360 a segunda consola da Microsoft, na Europa a 2 de Dezembro de 2005 e no Japão a 10 de Dezembro de 2005. O facto do lançamento ser quase em simultâneo para todo o mundo é novidade no mundo das consolas.

A XBOX 360 é fruto da cooperação entre a IBM, ATI, Samsung e SiS e marca o início de uma nova geração onde se inclui a Wii e a Playstation 3.

A XBOX 360 utiliza um drive de DVDs que lhe permite ler filmes em DVD, CDs de música, Cds com MP3.

A consola pode ser ligada em rede com computares com Windows XP através da porta USB ou por rede sem fios Wi-Fi comportando-se como uma estação para reproduzir os dados armazenados no computador, câmara digital ou leitor de MP3.

Os comandos são quase idênticos aos da primeira XBOX sendo a maior diferença o facto de serem sem fios, os comandos usam duas pilhas AA recarregáveis através da própria consola.

A consola consegue ler parte dos jogos da primeira XBox.

Existem a versão Core e a versão Premium em que esta ultima é mais completa e trás comando sem fios, disco rígido, auscultadores, o cabo componente HD AV, cabo Ethernet.

Figura 203 - XBOX 360

 

Imagens de

http://xbox.about.com

 

 

Figura 204 - Dead or Alive 4 (Tecmo 2005)

 

Figura 205 - Project Gotham Racing 3 (Microsoft 2005)

 

Figura 206 - Burnout Revenge (Electronic Arts 2006)

 

Imagens de

http://www.ign.com/


2006 – Nintendo Wii

No dia 19 de Novembro de 2006 a Nintendo lança nos EUA a sucessora da Gamecube a Wii cujo nome inicialmente era Nintendo Revolution.

No Japão saiu no dia 2 de Dezembro de 2006 e na Europa a 8 de Dezembro de 2006.

Apesar da Nintendo anunciar que o seu alvo é um tipo de publico diferente, irá competir inevitavelmente com a XBOX 360 e com a Playstation 3.

Uma característica que distingue a Wii de qualquer outra consola até ao momento é o seu comando sem fios BlueTooth, que pode ser usado como uma dispositivo de mão para apontar, capaz de detectar movimentos e rotações em três dimensões, capaz também de emitir som, característica esta usada normalmente para efeitos sonoros nos jogos, por exemplo no Legend of Zelda: Twilight Princess ao ser disparada uma flecha ou uma fisgada é emitido um som, o comando tem ainda a capacidade de vibrar.

A consola é muito pequena, possui entrada para 4 comandos.

Em termos de jogos é retro compatível com a Nintendo Gamecube bastando para isso inserir os jogos na consola, e retro compatível com a Nes, SNES, Nintendo 64, Mega Drive e TurboGrafx 16 através de download para a memória flash da consola com uma capacidade de 512 MB ou para cartões do tipo SD cards.

A consola aceita os comando da Gamecube. Com a Wii é possível aceder à Internet através do sistema Wi-Fi.

 

Figura 207 - Nintendo Wii

 

 

Figura 208 - The Legend of Zelda Twilight Princess (Nintendo 2006)

 

 

Figura 209 - Wii Sports (Nintendo 2006)

 

Figura 210 - Tom Clancy's Splinter Cell Double Agent (Ubisoft 2006)

 

Imagens de

http://www.ign.com/


2006 – Playstation 3

A 11 de Novembro de 2006 é lançada no Japão a Playstation 3 conhecida também por PS3. Nos EUA é lançada a 17 de Novembro e na Europa será em Março de 2007.

Para além de uma elevada capacidade de processamento, a consola dispõe de disco rígido, seis entradas USB 2.0 que permitem a ligação de uma vasta gama de dispositivos, tem também entradas para os cartões do tipo Memory Stick, SD e suportes de dados Compact Flash.

A PS3 utiliza a tecnologia Blu-Ray que tem uma capacidade de armazenamento seis vezes superiores ao DVD e consegue ler CR-ROM, CDR W, DVD, DVD-ROM, DVD-R e DVD R.

 

Foi também anunciada a compatibilidade com jogos de PS2 e PSOne. Contando também com a nova tecnologia Bluetooth a Playstation 3 suportará a ligação de até 7 comandos simultaneamente sem o embaraço de vários cabos.

A PSP poderá servir como comando como já acontece com a dupla Advance/GameCube.

 

Figura 211 - Playstation 3 também conhecida por PS3

 

 

Figura 212 - Full Auto 2 Battlelines

 

Figura 213 - Fight Night Round 3

 

Imagens de

http://www.ign.com/

 

Figura 214 - Metal Gear Solid 4 Guns of the Patriots

 

Imagem de

http://www.gamespot.com

 

Comparativo das consolas da 7ª geração

 

 

 

Xbox 360

PlayStation 3

Wii

CPU

3.2 GHz IBM PowerPC tri-core codenamed "Waternoose" or "XCPU"

Cell Broadband Engine (3.2 GHz POWER-based PPE with seven 3.2 GHz SPEs)

IBM "Broadway" (729 MHz PowerPC based, made with a 90 nm SOI CMOS process[2])

Memória

·        512 MB GDDR3 @ 700 MHz shared between CPU & GPU

·         256 MB XDR @ 3.2 GHz

·         256 MB GDDR3 @ 700 MHz

·         GPU can access CPU memory.

·         88 MB main memory (24 MB "internal" 1T-SRAM integrated into graphics package, 64 MB "external" GDDR3 SDRAM)

·         3 MB GPU texture memory

GPU

·         500 MHz codenamed "Xenos" (ATI custom design)

·         1 TFLOPS (theoretical)

·         48 billion shader operations per second [3]

·         24 billion dot products per second (33.6 billion per second theoretical maximum when summed with CPU operations)

·         48 Unified Shaders

·         SM3.0

·         550 MHz RSX (based on NVIDIA G70 architecture)

·         2.18 TFLOPS (theoretical)

·         74.8 billion shader operations per second (100 billion with CPU)

·         33 billion dot products per second (51 billion dot products with CPU)

·         24 pixel shader pipelines

·         8 vertex shader pipelines

·         SM3.0

·         243 MHz ATI "Hollywood" GPU


 

Comando

·         Xbox 360 Controller (up to 4 wireless or 3 wired)

·         (USB hub required for four wired controllers)

·         SIXAXIS Controller (up to 7 via Bluetooth)

·         PSP via Wi-Fi* or USB

·         Wii Remote (up to 4 via Bluetooth)

·         Nunchuk, Classic Controller, and other attachments

·         GameCube Controller (up to 4)

·         Game Boy Advance via Nintendo GameCube-Game Boy Advance cable (up to 4)

·         Nintendo DS via Wi-Fi

Dimensões
(posição horizontal)
(h × w × d)

  • 8.3 cm × 30.9 cm × 25.8 cm
  • 1300 cm3 power supply
  • 9.8 cm × 32.5 cm × 27.4 cm (approx.)[3]
  • Integrated power supply
  • approx. 5 cm × 11.5 cm × 21 cm
  • approx. 200? cm3 power supply (photo)

Peso

  • 3.5 kg (7.7 lbs)[4]

 

Retirado de

http://www.wikipedia.org/

 

[Índice] [Inicio dos videojogos] [1ª Geração] [2ª Geração] [3ª Geração] [4ª Geração] [5ª Geração] [6ª Geração] [7ª Geração] [Bibliografia]