[Índice] [Inicio dos videojogos] [1ª Geração] [2ª Geração] [3ª Geração] [4ª Geração] [5ª Geração] [6ª Geração] [7ª Geração] [Bibliografia]


O que é uma consola?

 

As consolas de jogos são “aparelhos” de entretimento interactivo, distinguem-se por terem sido criadas principalmente para jogos, ao contrário do computador que permite muitas outras funções.

O “parente” mais próximo das consolas são as máquinas recreativas conhecidas também por arcades, estas são criadas com o intuito de serem vendidas a alguém que depois cobra às outras pessoas para jogarem.

 


1958 – Jogo Tennis for Two

Willy Higinbotham ajudado por Rovert Dvorak tiveram a ideia de desenvolver um sistema para entreter os visitantes no Brookhaven National Laboratory no estado de Nova Iorque que se dedicava à investigação nuclear na altura da Guerra-fria. As visitas eram feitas para mostrar às pessoas o que era feito no laboratório e demonstrar que este era seguro. O sistema criado era uma simulação simples de um jogo de ténis, exibido num osciloscópio e processado por um computador analógico.

Mais tarde, o cientista aperfeiçou o jogo que recebeu o nome de Tennis Programming mais conhecido como Tennis for Two. Willy Higinbotham morreu a 10 de Novembro de 1995.

 

 

Figura 1 - Willy Higinbotham

Figura 2 - Parte do blueprint do jogo de ténis original projectodo em 1958 por Willy Higinbotham

 

 

 

 

 

 

Figura 3 - Exposição do dia do visitante à divisão de instrumentação do BNL de 1958 mostra o osciloscópio onde era exibido o jogo "Tennis for two"

 

 

 

 

 

 

Figura 4 -Jogo “Tennis for two”

 

 

Imagens de

http://www.bnl.gov/bnlweb/history/higinbotham.asp 

 

 


1962 – Jogo Spacewar

Em 1962 Stephen Russell, Peter Samson, Dan Edwards, Martin Graetz, Alan Kotok, Steve Piner e Robert A Saunders, estudantes no MIT programaram o jogo Spacewar em Assembly, para mostrar as potencialidades do computador PDP-1, o primeiro minicomputador.

Durante algum tempo muitos historiadores concordaram com a afirmação do MIT cujo primeiro jogo da história foi o Spacewar e não o Tennis for Two, e colocam Stephen Russell como o inventor dos videojogos modernos, hoje sabe-se que, na verdade, ele foi o segundo jogo a ser produzido.

 

Figura 5 - Imagem de Spacewar no original PDP-1. Graetz, Kotok y Steve Russell

 

Figura 6 – Spacewar original

 

Imagens de

http://sapiens.ya.com/fredworried/html/Microhistoria-ep2.htm


1968 – Brown Box a origem das consolas

Ralph Baer conhecido como o inventor da primeira consola doméstica de videojogos, nasceu na Alemanha Oriental em 1922, em 1938 fugiu com a sua família da Alemanha Nazi para os Estados Unidos. Participou na segunda Guerra Mundial, regressado da guerra formou-se em Engenharia de Televisão (Television Engineering), trabalhou em algumas empresas de Electrónica, em 1966 como funcionário da Sander Associates teve e trabalhou na ideia de usar a televisão para jogos.

Em 1967 com a ajuda de Bill Rusch um engenheiro e Bill Harrison um técnico ambos na Sanders Associates, trabalham nos conceitos de um jogo de Ping Pong e conseguem uma demonstração totalmente funcional.

Nesse mesmo ano sobre a supervisão de Bill Rusch cria a pistola laser (Light Gun) e desenvolve alguns outros jogos com Bill Harrison.

Em 1968 Ralph Baer patenteia um protótipo de consola a que chamada Brown Box, que corre já alguns jogos de ping-pong, futebol, voleibol e tiros.

Em 1969 foram feitas demonstrações a fabricantes de televisões como a RCA, GE, Zenith, Sylvania, Warwick (Sears) e Magnavox, em Março de 1970 é escrito o acordo de licenciamento com a RCA que é cancelado, em 3 Março de 1971 foi assinado uma licença de exclusividade com a Magnavox.

 

Figura 7 - Ralph Baer

Imagens de

http://www.ralphbaer.com/

 

Figura 8 - Consola Brown Box

 

Imagens de

http://st.blinkenarea.org/pong.mythos/

 

[Índice] [Inicio dos videojogos] [1ª Geração] [2ª Geração] [3ª Geração] [4ª Geração] [5ª Geração] [6ª Geração] [7ª Geração] [Bibliografia]